quinta-feira, 18 de março de 2010

FESTIVAL DE DANÇAS FOLCLÓRICAS RUSSAS É AQUI!

O folclore russo é muito rico e muito antigo, provavelmente nascido lá pelo século VII e, assim como ocorre na literatura russa, o seu folclore retrata a alma de seu povo: um povo alegre, festeiro, sonhador e cheio de entusiasmo pela vida. Ao mesmo tempo, melancólico.

O russo adora cantar. Assim como ama declamar uma poesia a qualquer oportunidade que surja. E quando declamam poesia, ela fica tão linda e sonora que é impossível ao estrangeiro que fala russo dar a mesma entonação. Em relação à música, já tive oportunidade de conviver com muitos russos (graças a Deus, já que este é um povo maravilhoso!) e de trabalhar com eles. Enquanto no trabalho são super sérios, findo o trabalho, no caminho de casa a música rola solta dentro do carro. É uma alegria contagiante.

Assistir a um espetáculo de dança folclórica, na Rússia, como eu tive a felicidade de assistir, é mais impactante do que ir ao Ballet Bolshoi, pois voce sente mais que está neste país fantástico. As fotos que fiz são as vistas aqui.

Como disse o Jaguar, em seu blog: "muitas destas canções são baseadas em escalas modais bizantinas, e são freqüentemente acompanhadas pela balalaika, a domra, ou o bayan. A domra é toca com um plectro, e soa como um instrumento intermediário entre a balalaika e o mandolim. O bayan é o equivalente russo do acordeão, e seu som empresta à música russa um tom introspectivo e melancólico."
A Kalinka é uma das mais conhecidas e cantadas músicas folcloricas russas.
Foi escrita e composta em 1860 pelo compositor Ivan Petrovich Larionov e representada pela primeira vez em Saratov, sendo posteriormente popularizada por um grupo coral ao qual tinha sido cedida pelo compositor.
Vamos ao show?Agora basta curtir.
Primerio, uma versão bem clássica de Kalinka, ao som do Coral do Exército Vermelho.



Kazanka:


E mais ainda:


Noites de Moscou: quem nunca ouviu esta?







Esta é a MINHA MÚSICA: amo de paixão esta musica.Korobushka:

Esta é incrível, tem a participação do incrível Nikolai Bascov:


Vou parando por aqui, pois em se tratando de cultura russa não tenho limites: ficaria postando o dia inteiro. Só mais umazinha pra terminar:



Milu Duarte

Um comentário:

GOSTOU DO BLOG? LINK ME

www.russiashow.blogspot.coms